vento sul

Ouvi dizerem que o vento sul que venta em Vitória não sopra da mesma maneira em nenhuma outra cidade do mundo. Seu movimento guarda a melancolia dos domingos de inverno, mas também a leveza do descanso e a imensa possibilidade dos recomeços, limpar o céu com sua força, inspirar palavras com a tristeza que prenuncia, dispersar os maus presságios que insistem apesar da fé.

O vento sul que venta em Vitória como dizem que em nenhuma outra cidade do mundo suaviza as ausências com o som delicado de suas andanças, ameniza medos com sua força e acalma a mente, como fosse não apenas o movimento do ar em relação à superfície terrestre com variações de velocidade e direção, mas também um pequeno teco de esperança, uma canção em tom maior, um abraço com o braço mais firme de todos, a Crônica Otimista do Instante que Passa.

O vento sul reacende os passeios de bicicleta, os desenhos feitos à mão, o cheiro do feijão que a avó preparava para quando chegássemos da escola, a infância, a rua, a saudade. Há quem defenda ainda que ele amadurece as colheitas e encoraja a entender o que realmente importa, ficar próximo do que nos emociona e dispensar o resto, como o goleiro na hora do pênalti, a bordadeira no momento do arremate ou as crianças que naquela tarde brincavam alheias a quase tudo.

[Elas ainda não sabiam da saudade ou do sufoco, da descoberta de um amor novo ou da possibilidade de consertar o antigo, da amargura do tempo ou da tragédia que é ter dor de cotovelo. A única urgência que alimentavam era aprender as regras do Uno, o joguinho inventado nos anos 1970 por um barbeiro que precisava distrair os filhos e tudo resolvido].

Depois do vento sul, amadurecidas as colheitas e a vida outra vez tomada pela leveza dos começos, pela fé no movimento e pela esperança em dias melhores, é hora de entender o tempo, investir na capacidade de superar as adversidades, suavizar antes da explosão, reduzir as expectativas, escolher o que compensa e seguir a filosofia de quem pode tudo, mas nem tudo lhe convém.

Anúncios

6 comentários sobre “vento sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s