a notícia do dia

Chimpanzé, enfim, passa em prova de altruísmo

Considerado egoísta pela maioria dos biólogos, o animal evolutivamente mais próximo dos humanos mostrou, enfim, que é capaz de querer bem ao próximo. Em uma pesquisa feita pela Universidade Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, chimpanzés exibiram pela primeira vez em laboratório um comportamento altruísta ao compartilhar comida.

Macacos de parentesco mais distante com o homem já haviam demonstrado altruísmo em testes controlados, mas justamente aquele que mais se assemelha a nós parecia ser egoísta quando avaliado de perto. O estudo envolvia a participação direta de um cientista. Ao escolher fichas de diferentes cores, os macacos determinavam se o humano deveria dar bananas ao animal que estava na gaiola vizinha. Em até dois terços das oportunidades, eles decidiram cooperar.

Outra conclusão da pesquisa coordenada pelo primatólogo Frans de Waal é que os chimpanzés tendem a cooperar menos com vizinhos de jaula que os importunavam, cutucando o parceiro ou cuspindo água para chamar a atenção. A mágoa, no entanto, durava pouco, o que, segundo os cientistas, indica que os macacos não têm a tendência a cultivar rancor dos humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s