do signo de peixes

Era um pisciano típico, devotado ao momento, desligado em excesso, desapegado das coisas todas menos da diversão e dos afetos, representante autêntico da fuga que deixava escapar em expressões soltas no meio das frases, personagem de uma realidade tão verdadeira quanto a física, um bocado charmoso, quase frágil, saltimbanco como os do disco – cachorro, galinha, jumento e gata aliados da sorte, movidos pela liberdade, alimentados pela boemia.

“Quem há de negar
Que é bom dançar
Que a vida é bela?”

Escapava, nutria possibilidades que desapareciam um momento depois, dizia pelos olhos e pelas pausas os nãos que parecia ter vontade de dizer com a boca; e com o silêncio e as ausências dava seu recado, dizia mais do que todo o resto das palavras, uma depois da outra, inclusive as inventadas.

Sentia as sensações inteiras devagar, alegria, cansaço, prazer, encanto, , desejo, fome, lembrança, vontade, doce, amargo ou indiferença, numa lógica difícil de entender, talvez um pouco caótico como os vizinhos aquarianos – excessivamente dedicados às pessoas e às coisas e às causas, um humor muitíssimo particular, um jeito [admito] esquisito nas roupas, racionais até o talo na busca por compreender pela razão até as emoções mais inexplicáveis, o absoluto desprezo pelas convenções e pelas amarras.

“Alô, liberdade
Levanta, lava o rosto
Fica em pé…”

Em comum, tinham o samba rock, o sangue latino e o gosto pela madrugada. Tinham o mesmo olhar diante de um copo meio cheio meio vazio, mas doses um pouco diferentes de esperança diante das relações à espera de cuidado. Tinham a simplicidade no modo de levar a vida e a vontade de ouvir todas as canções do mundo, uma depois da outra, e rir delas e do mundo todo fora delas, tom maior sempre que possível, letra, melodia e, de preferência, balanço.

“Let’s get it on
You know what
I’m talkin’ about”

Depois, vai saber.

[um texto de junho de 2009, em homenagem aos piscianos de então, de agora e de sempre]

Anúncios

2 comentários sobre “do signo de peixes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s