feliz ano novo (ou o dia fora do tempo)

Descobri agora há pouco, ligeiramente atrasada: para a civilização maia, o ano começa amanhã. Segundo o calendário deles, o período de 13 luas ou 13 meses de 28 dias cada tem início exatamente a cada 26 de julho e termina no 24 de julho seguinte. O dia 25, hoje portanto, não pertence nem a um ano nem ao outro. O Dia Fora do Tempo é feito de 24 horas inteiramente destinadas a meditar, cancelar dívidas (reais ou metafísicas), dedicar-se às artes, elevar o estado de consciência e respirar com toda a liberdade do mundo, porque nelas se concentra a energia para o período que vai começar, bem ou mal, alegre ou triste, leve ou pesado, de acordo com o que for – bom ou mau, alegre ou triste, leve ou pesado – o Dia Fora do Tempo.

Para eles (e para quem quiser), o sábio Carlos Drummond de Andrade:

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”.

Anúncios

3 comentários sobre “feliz ano novo (ou o dia fora do tempo)

  1. “Bem ou mal, alegre ou triste, leve ou pesado, de acordo com o que for – bom ou mau, alegre ou triste, leve ou pesado – o Dia Fora do Tempo”.

    Depois dessa não é necessário falar mais nada!

    Obrigada!

    Um beijo,

    Gi

  2. Creio eu, então, não seria nenhum pecado fazer desse ano um samba eterno, já que isso refletirá no futuro pretendo morrer como Bamba. Afinal, 2012 esta logo ai…

    uahsuahsuahsuhaushuahsuaus

    To gostando desse cantinho aqui, senhorita.
    🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s