um filme, o futebol e as esperanças

Tenho lembrado muitos nestes dias – motivos óbvios – de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, um filme que é um pouco sobre futebol e um pouco (talvez muito) sobre a esperança, virtude que dizem (eu acredito) que dá o dom de suportar o mundo.

O menino do filme espera, numa comunidade de judeus que mal conhece, a volta dos pais, e de cara sabemos que eles, perseguidos pela ditadura, talvez não voltem. Mas ele se agarra aos sonhos, quer vencer no jogo de botão, brinca de ser goleiro, espia a vizinha por um buraco na parede, vibra com os jogos do Brasil na Copa do México, exibe aquela ingenuidade comovente dos que ainda não descobriram o quanto o mundo às vezes é injusto.

Seus 12 anos de vida, no entanto, se reduzem a zero diante dos outros. Ninguém entre os novos vizinhos (eles mesmos personagens de uma história de perseguições e exílios) sabe direito do menino, de seu sabor favorito de sorvete, a que remédios tem alergia, se guarda um diário escondido na gaveta, se já pensa no amor, se quer ser médico, advogado ou jornalista, se gosta de roupas de algodão ou sandália de dedo, quais os brinquedos que deixou em casa e quais queria ganhar no próximo Natal.

Sua história (re)começa ali, e felizmente é cedo pra que ele se dê conta, como o bom e velho Gramsci ensinou, da confusão que se instala nos períodos em que o novo ainda não nasceu e o velho ainda não morreu; ou pra que conheça o Nietzsche malvado como sempre e singelo como poucas vezes: “É preciso um grande caos interior para nascer uma estrela bailarina”. Ainda é cedo e ele tem, como na canção e nas melhores noites, aquela esperança de tudo se ajeitar.

Anúncios

Um comentário sobre “um filme, o futebol e as esperanças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s